fbpx

Carne: aprenda a escolher os melhores cortes para a sua receita

Carne: aprenda a escolher os melhores cortes para a sua receita

Quem nunca teve dificuldade ou dúvida na hora de escolher o corte da carne no açougue? Tem gente que fica até com vergonha de falar ao açougueiro que não sabe bem o que quer escolher. Mas a seguir listamos diversos cortes e explicamos direitinho sobre cada tipo de carne e damos dicas de quais pratos preparar com cada uma delas. Chega de dúvida no açougue!

Lembre-se: para economizar, aproveite as nossas ofertas especiais da Terça da Carne em todas as nossas lojas.

ACÉM

Chamada de “carne de segunda”, o acém é um corte macio e com pouca gordura. Pode ser moída e também é ótima para aquele cozido tamanho família. Ótima para fazer carne de panela, ensopado, refogado ou aquela carne com molho

ALCATRA

Considerada “carne de primeira”, a alcatra é um corte macio dividido em ponta de alcatra e a alcatra. Ótima para assar, grelhar e fazer picadinho! Muito indicada para churrasco, tanto no espetinho quanto na grelha. Ah! Recomendamos não fazer cortes finos para não deixar ressecado.

BISTECA

Arredondada, com linhas de gordura amarelo-clara, alguma com e outras sem osso, é considerada uma das mais gostosas. Pode ser assada, frita ou grelhada com qualquer tempero.

CAPA DE FILÉ

É uma carne de segunda com nervos. Indicada para assados e refogados. Leva um tempo maior para cozinhar.

CONTRAFILÉ

Sua lateral possui uma camada visível de gordura, por isso essa carne costuma ser saborosa e macia. Também considerada uma carne de segunda. Indicada para o preparo de bifes na chapa, grelhar, para estrogonofe, fazer churrasco e medalhão.

CHÃ DE DENTRO

Peça grande, com fibras longas e bem firme, envolvida por uma capa de gordura. É uma carne de primeira. Para deixa-a macia, indicamos que seja cozida lentamente. Indicada para ensopados e sopas em geral.

COSTELA

Corte com ossos grandes, a costela é facilmente reconhecida. Com sabor, textura e aroma únicos. Leva tempo para cozinhar por motivo de as fibras precisarem ser bem amaciadas. Muito conhecida por estar presente em churrascos. Ótimas com vários molhos, principalmente barbecue.

CUPIM

Outra carne muito conhecida por quem gosta de churrasco, pois está sempre na brasa. Carne de segunda e de sabor inconfundível.

FILÉ MIGNON

Carne muito, muito macia, livre de nervos, ossos e gordura. Um corte nobre, de primeira. Pode ser usado no preparo de estrogonofe, rosbife, filé e medalhão e em outras receitas que você imaginar.

FRALDINHA

Extremamente macia. Ótima para churrasco e pode ser servida também em bifes e assados.

MAMINHA

Corte de primeira com textura macia. Muito popular em churrascos, assados, grelhados e como carne de panela. Vai muito bem molho e verduras.

MÚSCULO

Carne saborosa. Algumas pessoas consideram de segunda, outras de terceira. Muito boa para receitas de caldos, molhos, sopas e carne de panela.

PATINHO

Corte de primeira, bem macia. Ideal para assados e bife à milanesa. Moída, é ótima para o preparo de almôndegas ou cozida com batatas e cenoura.

PICANHA

Possui grossa camada de gordura, que dá todo o sabor e maciez. Famosa no churrasco. Pode ser usada também em assados e grelhados.

PONTA DE AGULHA

Corte de terceira, são as últimas costelas do boi. Boa para caldos, ensopados e refogados.

RABO
C
laro que você já ouviu falar em rabada. Um prato famoso e uma delícia! O rabo é uma carne muito saborosa, mas precisa ser cozida lentamente. Ótima para o preparo de ensopados e carne de panela.

Caso ainda tenha alguma dúvida, não precisa ficar tímido. Ao visitar o nosso açougue, converse com o açougueiro. Com certeza ele também tem ótimas dicas de cortes para te dar.

Compartilhe esta postagem