fbpx

Aproveitamento Total dos Alimentos: talos, cascas e folhas são bem nutritivos!

Aproveitamento Total dos Alimentos: talos, cascas e folhas são bem nutritivos!

Só você sabe quanto vale o seu dinheiro, por isso, aproveitar o máximo de tudo que você compra é fundamental para o seu bolso. Mas além de essa prática ser importante para a sua vida financeira ela também é importante para a saúde da sua família. É comum que enquanto preparamos nossos alimentos boa parte deles seja jogada fora, como cascas, folhas e talos. Mas você sabia que eles podem ser usados nas suas receitas para deixa-las mais nutritivas?

Algumas das partes que descartamos, muitas vezes, têm até mais nutrientes do que as partes mais usadas. Como nem todo mundo sabe aproveitar todo o alimento, toneladas de comida são desperdiçadas diariamente. Para ajudar a sua vida financeira, a sua saúde e reduzir a produção de lixo você pode começar a praticar o aproveitamento total dos alimentos, porque qualquer pessoa pode fazer pratos comuns e deliciosos com as partes que seriam jogadas fora. Nossa primeira dica: aproveitar nossas ofertas da Quinta do Hortifruti aqui na Rede Fort!

Alguns talos, por exemplo, podem compor receitas suculentas como a feijoada. Que não fazem muita diferença no gosto, mas contribuem com nutrientes para a receita. As folhas e cascas podem compor saladas, receitas de arroz e até sobremesas. É uma questão de conhecer e ter boa imaginação na hora de fazer os seus pratos.

A seguir mais dicas de talos, cascas e folhas que você pode usar na sua cozinha:

  • Talos de agrião, brócolis, beterraba, couve e salsa contêm fibras e podem ser aproveitados em patês, recheios, na sopa e no feijão;
  • As folhas de cenoura possuem muita vitamina A e podem estar em patês, sopas e picadinhas na salada;
  • Os talos do agrião contêm ferro e muita vitamina C, você pode aproveitar em saladas, arroz, feijão entre outros;
  • A água onde foram cozidas batatas pode enriquecer o arroz se você puser para ser cozido nela;
  • Das batatas você pode aproveitar também as cascas as levando ao forno ou fritando-as para servir como tira gosto;
  • Que tal caramelizar cascas de laranja e pôr no bolo, no pudim e em outras sobremesas?! Fica uma delícia;
  • Você pode pôr os caroços do mamão para secar ao sol. Eles têm gosto apimentado quando secos e podem dar esse sabor ao seu prato.

Pesquise Aproveitamento total dos alimentos no Youtube e veja outras dicas, além de receitas MARAVILHOSAS para você economizar e ter cada vez mais saúde. Aproveite nossa Quinta do Hortifruti para fazer diversos pratos.

Compartilhe esta postagem